quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

As Cores dos Brinquedos

Prosseguindo em nossas dicas para pais desesperados, é importante tratar do momento da brincadeira do seu pimpolho.

Após muito observar o dia a dia das crianças e avaliar os gostos dos pequenos, cheguei à conclusão de que os brinquedos atuais desenvolvidos para os recém nascidos possuem erros crassos, os quais reduzem demais o interesse deles pelos brinquedos.

Considerando os diversos problemas detectados, concentrar-me-ei hoje apenas nas cores dos brinquedos ofertados aos pequenos.

Tenho a mais absoluta certeza que as cores empregadas atualmente, baseadas em tons primários e com grande intensidade, não são adequadas por ser desinteressante para as crianças em tenra idade.

Faça o seguinte teste em casa: espalhe aleatoriamente na sala todos os brinquedos de seu filho e no meio desses, inclua alguns objetos estranhos, tipo: extrato bancário, caixas de sapato feitas de papelão e sandálias. Sem qualquer dúvida seu filho imediatamente pegará esses objetos estranhos e os colocará na boca.

Entretanto, ele não faz isso de maneira proposital, para estragar o seu dia engolindo seu extrato bancário ou contraindo algum verme ao lamber a sola da sandália. Sua jóia rara leva esses objetos à boca por dois motivos básicos: devido à cor e, principalmente, porque o aspecto destes objetos os remete aos próprios fluidos corporais.

Você quer fazer uma criança verdadeiramente feliz? Pois então a deixe brincar com os próprios excrementos. Nada proporcionará maior sensação de contentamento para seu rebento.

Nenhuma criança faz isso porque é porca ou porque foi acometida de demência temporária. A ação dos pequenos, neste ponto, remonta ao passado antigo, quando os homens moravam nas cavernas. Naquela época as crianças eram obrigadas a brincar com o próprio xixi e coco, pois o chão das cavernas era composto de terra batida ou pedra (impedindo as brincadeiras) e o lado externo delas era impossível de permanecer, sob o risco de ser devorada por um animal selvagem. Assim, os excrementos tiveram importante papel na evolução, pois constituíam um brinquedo seguro e educativo, já que o coco poderia ser moldado, auxiliando na coordenação motora.

Isso permanece na genética das crianças até hoje. Então, porque eles procuram os objetos que citei anteriormente? Pois o cérebro deles, ainda em formação, remonta, de alguma maneira, aos próprios excrementos, seja no papel amarelo de um extrato bancário, seja na consistência de uma caixa de papelão (após ser devidamente babada) ou ainda no odor da sola de uma sandália.

Desta maneira, proponho uma mudança radical nos brinquedos atuais, as cores destes devem ser vibrantes, mas precisam possuir tons mais amenos, como um amarelo-esverdeado ou marrom. Abre-se uma excessão para os brinquedos brancos ou transparentes, pois estes se assemelham à coriza das crianças no início de um resfriado, iguaria muito apreciada por elas.

É importante mencionar que essas medidas podem salvar vidas de incontáveis crianças, que deixarão de ingerir objetos contaminados para colocar na boca brinquedos seguros, previamente limpos pelos pais.

Abaixo seguem exemplos de brinquedos adequados para o bem estar de seu filho. Siga essa dica, você estará contribuindo sobremaneira para a felicidade do seu anjinho.

 

Um comentário: